21.6.05

Hidratantes, esfoliantes e dandies

Quando inventaram o termo metrossexual, eu imaginava que ele designaria os novos dandies, homens elegantes e vaidosos. Jamais pensei que fosse englobar o conceito vulgarmente conhecido como frescura.
Como mãe de três belos adolescentes, que relutam em passar creme contra espinhas, mas adoram emplastar o cabelo com brilhantina (ooops, gel), acho que homem deve ter aparência limpinha, sim, arrumadinho, sim, perfumadinho também. Mas daí a usar esfoliantes, anti-rugas, máscara adstringente e definir fúcsia enquanto cor, não flor, há uma grande diferença. Nem um dos meus grandes amigos- irmãos, que é gay e vai ao pedicure uma vez ao mês usa base nas unhas. "É boiolice demais até para mim", diz este amigo.
Lógico que vaidade é salutar, desde que contida. Meu tio-avô morreu com 93 anos, fumava três maços de Marlboro por dia, gauchão e mulherengo, fazia as unhas e... horror dos horrores, passava base. Particularmente, odeio homem de cordão e pulseira, com aquele look entre Roberto Carlos e Jece Valadão. Mas amo um brinco masculino. É gosto, não adianta.
A grande vantagem que os homens ainda têm sobre as mulheres além da ausência de celulite e de serem socialmente aceitos de cabelos brancos é a de não precisar se debruçar sobre um balcão de cosméticos e escolher uma tonelada de produtos que a indústria diz que vai retardar seu envelhecimento. Agora a indústria da frescura se volta sobre este nicho consumidor e lá vão cair os homens na mesma esparrela que pegou a mulherada há milênios.
O Beckham? Bem, ele é lindo, claro, riquíssimo e pode investir muito dinheiro nessas bobajadas...
E eu que pensava que os milhões de neurônios masculinos a mais fossem apenas para dar um sentido crucial a qualquer disputa futebolística...


Nenhum comentário: