2.8.05





Eu já vi blog de tudo quanto é jeito pela Web. Outro dia caí num sobre menstruação, em que mulheres descrevem TPM, menarcas, uma maravilha só! Interessante até pode ser, porque lida com as emoções da womanhood (não há uma palavra semelhante em Português, creio. Só usamos "passagem da meninice para a vida adulta e desta para a maturidade"), com os traumas da sexualidade, com a descoberta da capacidade reprodutora, com mil e um grilos, pudores, exibicionismos, tudo o que a Internet permitiu em exposição e egotrip.
Tem uns blogs que não me interessam em nada, geralmente os masculinos que só falam em futebol e em cerveja. Os diários abertos são mais envolventes, embora boa parte seja tão mal escrita ou feito na nova linguagem criptográfica da Rede, que me cansam imediatamente.
Tem também os blogs das mocinhas, das crianças, dos adolescentes bobalhões, dos artistas, dos birutas, dos pesquisadores, dos herméticos, os profissionais. Por acaso, encontrei um muito interessante, o http://timetales.com/, sobre fotografias jogadas no lixo.
A dessas duas criancinhas foi encontrada na Flórida. No verso estava escrito "Sig. Clotilde". Certamente, eram dois irmãos, provavelmente gêmeos, um menininho e uma menininha, com vestidinhos femininos, um costume da época. Seriam Sigmund e Clotilde? Estariam vivos ainda? Tenho dezenas de fotografias semelhantes, da família de minha mãe, mostrando meus tios bebês, muito lindinhos. O mais impressionante nesses retratos é que as crianças se mantinham quietinhas, sérias, amedrontadas. Vai tentar fazer isso hoje em dia!
Tem ainda esta, brasileira, com os seguintes dizeres atrás: "22.11.1963. Trajano e Maria". Naturalmente, foi encontrada no Rio. O que me intriga é por que nem Trajano nem Maria guardaram a foto de seu casamento. Teriam morrido, teriam se separado? No dia seguinte, John Kennedy foi assassinado. Estariam Trajano e Maria em lua-de-mel, distantes de qualquer noticiário, interessados apenas um no outro? Os filhos de Trajano e Maria, se é que nasceram, não guardaram as fotos do casamento dos pais?






A curiosidade foi o que motivou uma fotógrafa e um artista plástico holandeses a montarem o site, que faz a gente refletir sobre o registro de vida de desconhecidos que acaba no lixo, em mercados de pulgas, aos olhos de todo o mundo. Alguns se reconhecem nas fotos e avisam ao site. A única mulher radiantemente bela nas fotos é esta, uma linda noiva da década de 50.



Nenhum comentário: