21.5.09

Amo jornais e informação. Romanticamente, vejo os jornalistas não como abutres sequiosos pelas vísceras dos escândalos, mas como arautos que relatam acontecimentos.
O advento da Internet reduziu o cuidado na publicação de notícias. As asneiras que são veiculadas parecem aqueles incontáveis spams sobre imbecilidades redigidas em vestibulares (existe alguma veracidade nas asneiras dos candidatos, mas duvido de boa parte dessas mensagens).
Os veículos on line, na pressa de apresentar fatos bombásticos antes dos demais, são os que mais incorrem em erros dolorosos para o leitor mais atento. Trocar nome de escritores de procedência exótica (o caso da Zlata, aquela menina que escreveu um diário sobre a guerra em Sarajevo, e que teve o sexo trocado em uma notícia sobre seu trabalho atual, quando vinha ao Brasil para uma feira literária) é só desinformação. Mas o trecho abaixo, que estava na última segunda-feira no Dia On Line, já é descuido e má redação mesmo.

Tiroteio leva pânico ao Rio Comprido após tentativa de assalto

Rio - Uma patrulha do 1º BPM (Estácio) surpreendeu, na manhã desta segunda-feira, dois bandidos tentando roubar um motociclista na Avenida Paulo de Frontin, esquina com a Rua João Paulo I, no Rio Comprido, para roubar sua moto.

Ao serem abordados, os bandidos reagiram e atiraram nos soldados, que revidaram. Houve pânico no local, de grande movimento. Um dos bandidos, que estava armado, conseguiu ser capturado e preso. O comparsa fugiu. O marginal foi sendo levado para a 6ª DP, na Cidade Nova.

Imagino a luta do bandido para obter sua própria captura.
(d'aprés Ivson)

Nenhum comentário: