28.1.05

Tesouro Perdido

Hoje é um daqueles dias em que eu quero matar minha melhor amiga! Somos tão amigas, irmãs mesmo que, durante um ano, tranquei móveis e eletrodomésticos na garagem da casa dela. Pois bem, a Danúzia tem mania de jogar fora coisas dos outros, mas se a gente vasculhar seu closet, vai encontrar uma calça cocota da Company e uma camiseta Hang Ten ou daquelas de Batik que todo menino espinhento usava quando a gente era garota, na década de 70. Mas ela não deixa ninguém ter seus badulaques em paz. Seu ex-marido, o João, é exatamente o contrário. Ele guarda tudo porque um dia pode ser útil. Por isso, me fez manter quilômetros de fios de telefone que um dia iriam ser úteis e, cinco anos passados, ficaram tão endurecidos até merecidamente conquistarem sua passagem para a lixeira. Assim como parafusos e porcas enferrujados, dobradiças que não se dobram mais, fios de nylon e tampas plásticas de lata de Nescau, que dão, cortadas, excelentes carrapetas.

Acho que viver por dez anos com o João fez a Danúzia ter horror ao armazenamento de objetos sem utilidade aparente. Quando fui buscar minha mudança na garagem deles, em Rio das Ostras, imediatamente, Danúzia se prontificou a ajudar a embalar a quinquilharia toda que eu tinha que trazer pro Rio. Tudo desculpa para dar um fim em minhas tralhas. E foi assim que eu perdi minha coleção de programas de cinema que guardei durante toda a década de 70. Eu tinha um bolão daqueles programinhas que a gente pegava na entrada, depois de entregar o bilhete pro moço da portaria. Na capa, sempre um cartaz de sucesso a ser lançado, como "A Superfêmea", com Vera Fischer, e "Os Homens que eu Tive", com a Darlene Glória rindo, cabeça pra cima, recebendo beijinhos ao pescoço de um deles, talvez o Arduí­no Colasanti, que estava no elenco. Também havia outros lançamentos na época, que não eram pornochanchadas, como um filminho inglês que eu adorava chamado “Melody”, sobre o namoro de duas crianças.

Bem, acabo de descobrir, lendo O Globo, que estaria muito bem de vida se, há sete anos, não tivesse jogado no lixo toda a minha coleção. Cada um desses programas é VENDIDO a colecionadores por até R$ 15. Eu guardava tudo na minha caixa de tesouros, na verdade uma caixa de sapatos com minhas outras coleções: doze bolinhas de gude, maços vazios de cigarro, caixas vazias de fósforo, uma foto dos Beatles com autógrafo impresso do Ringo Starr, minha entrada pro Rock In Rio I, noite seca, show do James Taylor e George Benson, meus dois cadernos de dedicatórias, e a coleção de chapinhas de garrafa de refrigerante com personagens de Walt Disney na parte interna (sim, já houve algo assim). De todos os tesouros, guardei a foto dos Beatles, a entrada do Rock in Rio e os caderninhos de dedicatórias. Se eu descobrir que alguém paga fortunas pelas chapinhas de refrigerante com figuras Disney juro que vou exigir indenização da Danúzia por me induzir a perder objetos de valor inestimável!!!!

Nenhum comentário: