26.3.06

Chega a ser engraçado

Na Folha de S.Paulo hoje tem matéria sobre as promoções dos traficantes cariocas. Chegou o tempo do "leve 10 papelotes e ganhe um". A cada compra, ganha-se um vale. Dez vales podem ser trocados por um papelote de coca ou um cigarro de maconha. Crack não entra como brinde, pois, segundo um traficante, os dependentes são muito agressivos.
A estratégia seria para segurar a clientela fiel e aumentar o consumo, a fim de ter capital de giro para pagar grandes partidas de drogas que chegam dos fornecedores. Estranho que, anos atrás, li uma matéria que garantia que 40% das drogas ficavam nas próprias comunidades, pois aumentara consideravelmente o número de dependentes nas favelas, incentivados tanto pela curiosidade na experimentação quanto pela redução nos preços dos produtos oferecidos. Ora, se quase metade dos artigos têm clientela certa ao redor da boca, por que então tanta preocupação em fidelizar os usuários?
Deve haver uma explicação econômica maior do que entende minha vã filosofia...

Nenhum comentário: