27.7.06

Curtas

  • Matéria no Globo de ontem anunciava a nova peça estrelada por Vera Fisher. E logo na abertura, já tascava a respeito do autor: "Comediante francês que não ficou tão famoso quanto seu colega Molière, Georges Feydeau..." Well, everyone knows que sou bardólatra e que adoro teatro burlesco, mas a comparação é igual a botar no mesmo nível algo como Jovem Guarda e Cartola. Ou, para ficar nos dramaturgos, Eugene O'Neill e Neil Simon (a propósito, adoro Neil Simon, tá?)
  • Em uma semana, o teatro nacional perdeu duas figuras respeitáveis - Gianfrancesco Guanieri e Raul Cortez. Um seria o oposto do outro fisicamente, mas ambos foram importantíssimos na luta pela democracia e pela exposição livre de idéias. Talvez uma das últimas entrevistas de Guarnieri foi o depoimento sobre Edu Lobo, no documentário de Regina Zappa e Beatriz Tillman. Aparece Guarnieri encantado com seu parceiro em Arena Canta Zumbi. Uma cena tocante. Minha lembrança mais antiga de Cortez fora da televisão foi como protagonista de "Rasga Coração". Depois ficou aquele ator charmosíssimo, elegantérrimo e que, pouco antes de morrer, fez uma declaração desastrada sobre o fechamento da Daslu, quando disse que gostava de ir lá torrar dinheiro. Creditemos isso à quimioterapia. E vamos ficar com aquela imagem elegante que jogava o charme abaixo na hora de encarnar homens duros, irascíveis e em busca de justiça.
  • Depois de um mês vendo aqueles moços ricos batendo uma bolinha na Alemanha, é muito bom ser bi-campeão!!!! Mas, ai, que saudade daquele visual do time italiano ...

Um comentário:

Jôka P. disse...

Também adoro Neil Simon, embora só tenha visto as adaptações de suas peças para o cinema, e gostei da maioria delas.
Na Broadway, o meu inglês não seria enough... só musicais mesmo.
:)