15.8.06

Sem meia luz

A imagem de velas coloridas acesas é sempre plácida e inspiradora.
Tenho dezenas de velas em variados formatos e cores distribuídas pela casa inteira. Nunca são acesas, exceto se falta luz e ninguém se lembra de procurar as velas Santa Clara, São Sebastião, São Jorge, simplesinhas, brancas, guardadas nas gavetas da cozinha.
Vez por outra, dou sorte, só acendem as de citronela.
Fica um perfume adocicado até que volta a energia. Saio a computar os estragos em móveis e o fim de minhas velinhas redondas, cheias de desenhos bonitos, as que um dia tiveram pétalas como florzinhas.
Refeições à luz de velas, nem pensar.
Sou míope e praticamente sofro cegueira noturna. Irrita-me profundamente não conseguir perceber o que estou para ingerir.
Banheira cheia com pétalas de flores cercada por candle light é impossível também. Belíssima imagem, mas realidade angustiante. E se alguma das chamas atingir um pote plástico de xampu? Relaxar dentro da água é impossível, já que a banheira não será automaticamente lavada após a imersão.
Outro dia ganhei uma linda vela decorada pelas irmãs clarissas, presente de uma amiga carismática. A primeira providência, depois de acendê-la, foi remover a figurinha de Santo Antônio para que não queimasse com a vela que custaria muito a se acabar, de 7 ou tantos mais dias. A amiga carismática passou-me um pito, a vela tinha que queimar junto com o santinho.
Tentamos colar o santo na cera, não deu certo e, de repente, o pavio estava fora da cera.
Com o auxílio de uma caixa de fósforos inteira, consegui acender a vela, lembrando-me das experiências descritas em almanaques e no Thesouro da Juventude.
Simplesmente a vela queimou quase toda em pouco menos de meia hora. Foi cera para todo o lado e queimaduras nos dedos dos incautos que tentavam removê-la.
Paranóicos nunca alcançarão a felicidade zen.

Um comentário:

Palpiteira disse...

Eu adoro velas, mas só acendo as comuns e pequenas e em lugares onde não vejo muito perigo e posso ficar de olho. Morro de medo dessas outras, principalmente, a de 7 dias. Uma vez quase pus fogo na casa com ela. Nunca mais. :)
Luz pra vc.