13.8.06

Truffaut et Moreau


A pausa dominical para ver François et Jeanne acaba. O ciclo Truffaut do Telecine, se não me engano, acabou. E ficou faltando foi filme bom! O jeito é rever os Truffauts que tenho em casa, nenhum deles com la Moreau, mas com a insossa e belíssima Deneuve, que crescia muito sob a direção dele.
Não sou uma grande fã de Jeanne Moreau, aquele ar de eterno desdém mesclado às precoces rugas que ela sempre mostrou. Prefiro-a velhinha, encarnando mulheres alegres e não aquelas mulheres fatais tão blazées. Sob as ordens de Truffaut, como quase todos os atores, ficava sensacional.
"A Noiva Estava de Preto" conheci porque minha mãe me contou o filme inteiro depois de ver, quando eu era criança. Mamãe era apaixonada por Truffaut. Depois li o livro, uma novela americana. O filme, só agora. Menos falado e com locações mais cuidadas, seria um perfeito Hitchcock.

Um comentário:

Sidnei Ribeiro disse...

Durante minha vida, vi pouca coisa do Truffaut. Mas quando tinha uns 18 anos, vi na TV "Noite Americana" (e filmes sobre cinema me fascinam) e embasbaquei. Anos depois, já depois dos trinta, aluguei em vídeo e não me arrependi. Vi duas vezes seguidas. Já quanto a "la" Moreau, nunca me esqueço de sua atuação em "Joana, A Francesa", sob a batuta de Cacá Diegues. Dominava a cena. Vi outros trabalhos seus, mais recentes, e confirmei que ela realmente era grandiosa. Um grande abraço (linkei seu blog lá no meu, OK?).