14.1.13

Globo de Ouro 2013

A única surpresa do Globo de Ouro deste ano foi Jodie Foster dizer que não ia sair do armário publicamente porque não precisava disso - e aproveitar para fazer um discurso pela volta à discrição pessoal. Foi o momento mais vigoroso de uma noite pouco surpreendente nas premiações e menos ainda na apresentação de modelitos lindos, estranhos e inadequados.


  Gente bonita, gente acabada, gente jovem e o desprezo absoluto pelos não-premiados. Teve isso, sim, como em outros anos. E até repetecos de figurinos (o casal esquisitão Helena Bonham-Carter e Tim Burton, a cantora Adele, que não parecem ter muitas fatiotas diferentes no closet).


A bela Helena, sempre vestida de noiva cadáver, inovou com uma bolsinha provavelmente comprada no Gilson, no tempo em que ele era da Feira Hype, aqui no Rio. Minha dúvida era se o braço na tipoia do Tim Burton foi composição cenográfica ou realidade. E continuo atrás do cabeleireiro da dupla. Para denunciar, claro.



Adele estava perfeita no modelito "jovem-acima-do-peso-bota-roupa-franzida-para-ficar-com-pinta-de-diva-operística". Como faltaram gordas para serem enroladas em tecidos na festa de ontem, a cantora, que, particularmente, considero uma mulher bonita, embora aparente vinte anos a mais do que os alegados 24, foi  a vítima da vez. Até que deu certo, embora todas as roupas dela sigam o mesmo tom e modelo.





Rosas desmaiados deram o tom da noite gelada na Califórnia, que as estrelas de cinema e TV enfrentaram bravamente, sem uma écharpezinha para cobrir os ombros desnudos. Megan Fox e Amanda Seyfried  tinham, ao menos, cabelos para esquentar os bracinhos. Já Amy Adams parecia pelada, pois o vestido de sereia era da cor de sua pele.


Pior foi deslizar com classe sobre saltos acima de plataformas que nem travestis ou mulatas de exportação ousam calçar. A mulherada precisava de ajuda para subir e descer escadas. Algumas demonstraram mais categoria, outras disfarçaram os maus passos com uma euforia que só contribuía para a esquisitice generalizada, como a vencedora do troféu Tribufu Simpático, Lena Durham.  Nunca assisti à série dela, mas depois que a vi marchando, coitada, sofrendo, certamente, por causa dos sapatos incômodos, vou até tentar ver para conferir se é essa Brastemp toda.










As damas de vermelho também coloriram a festa. Marion Cottillard atacou de grega simplesinha, com aquela pala em frente ao corpo, igualzinha à da mulher que vende alisador de cabelos na Polishop. Jennifer Lawrence mostrou que um Dior pode ter seu dia de Jean Paul Gaultier, com aquele busto à la Madonna. A recém-parida Claire Daines foi de vermelhinho básico, daqueles que carioca usa à tarde, pra fazer compras (indicação de Jair Santana, fashionpoliceman). A lindinha Zooey Deschanel já teve modelito igual em azulzinho. E houvem quem preferisse escurecer o encarnado, como Jennifer Garner e Naomi Watts.



Amarelo significa sabedoria para alguns povos. Certamente faltou isso à Alissa Mylano. Deu certo para Emily Blunt,.






Festa em Hollywood não existe sem noivas. A filha de Clint Eastwood era a Miss Golden Globe da vez e só precisava de véu para entrar na igreja. Já Mayin Bialik preferiu ser noiva caipira do faroeste mesmo. Julianne Hough optou por uma alegoria, algo como She-Ra Noiva.




A inspiração nos modelitos de She-Ra/Feiticeira/Cleópatra também fizeram a glória da apresentadora do E! (o detalhe nos ombros era copiando asas de borboleta?), na mocinha de Dowton Abbey e em Kate Hudson.


Caprichando no "nude" (ex-bege, ex-cor de pele), a insuperável J-Lo! Transparências e rendão: um must!!!

Kelley Cuoco também foi de bordados sobre tranparências. Ficou igual a bonequinhas em cima de bolo de noiva.


Helen Hunt seguiu o modelito cortinado e brilho, tudo no mesmo tonzinho de pele. 

A gracinha Sienna Miller foi de roupa da década de 1960, com aplicações de florzinhas que minha avó fazia em almofadas. Como eram feias as almofadas da vovó...



Nem sempre beleza combina com arrojo no vestuário. Tandie Newton e Rachel Weiss ficaram, assim, desenxavidas, né? Se eu fosse da produção de 007 rompia hoje o contrato com Daniel Craig. Só matando quem usa essas calças de porteiro de cinema em festa cinematográfica.



Da série Como Estragar um Pretinho Básico: Helen Mirren (que baixou de Rainha do Nilo chega ao Farwest),  Nicole Kidman (trajando Arquitetura Australiana - Uma composição em Negro e Dourado) e a pirralha do Modern Family (vestindo roupa adequada à idade, porém não ao tipo físico da fedelha, que caprichou na cabeleira de cantora sertaneja).




Fendas e decotes também podem assustar, em vez de seduzir. Eva Langorria foi de Noiva de Drácula. Katherine McPhee tinha tanta abertura na roupa que, por mais que afirmasse estar confortável, montou um olhar constrangido a noite inteira. Amy Powler é comediante. Por isso, nada mais adequado que as calças pescando siri e a sandália desenhada por um homem que odeia mulheres.

Na categoria Quaresma, a brasileira Morena Baccarin, de negligée dos anos 20, Jennifer Westfeld, de super-heroína de ficção científica, e Juliana Margulis, que se deu bem na escolha da renda achinesada.



Discretas e bem recobertas, a envelhecida Nicole Ritchie e Emily Mortimer (esta pronta para trabalhar em comercial de geladeira. Como a própria).


E sempre há quem ouse e dê certo, mesmo vestida de Free Willy, como a maravilhosa Julianne Moore.




E quem prefira apostar nos modelos mais tradicionais, sem se arriscar a fazer feio, como Julia Louis-Dreyfuss, a date do George Clooney e Debra Messing (de cortina de teatro, mas, ainda assim, bonita).


 Há também quem aposte no modelo já exibido anos antes: ombro único, esvoaçante, mas... a padronagem não ajudou muito, não, Halle Berry. 

Nem vestir uma tradicional sereia (que parecia ter uma cauda mal costurada) ajuda a Preta Gil do Hemisfério Norte, Kelly Osbourne.



No quesito Coragem, como disse Mirthes Guimarães, ninguém se comparou à Lucy Liu, que envergou com estoicismo o modelito Carolina Herrera que serviria lindamente para estofar sofás. Primaveril, com uma modelo que ajuda, foi o traje mais interessante da noite.

Nenhum comentário: