4.7.06

Efeito Shakespearee

Descobri que Vinícius causa Efeito Shakespeare em mim. EfeitoShakespeare é o que uma bardólatra média como eu sente sempre que lê um Shakespeare. Repentinamente, o Bardo invade o mundo. Em todo cinema passa filme sobre peças dele, um soneto surge em meio a uma carta de amigo, alguém fala que há mais coisas entre o céu e a terra do que pode explicar nossa vã filosofia. Vai por aí.
Bem Vinícius também provoca o mesmo efeito. Já ouvi discos do Toquinho, Elis Regina e do próprio Vininha. Decidi arrumar meus empoeirados LPs. Hugo reclama que o toca discos está guardado e promete arrumar um lugar de honra para ouvir um disco do Baden que não temos em CD. "Para uma menina, com uma flor" acaba de descer das estantes. E, fuçando na Internet, encontrei um fotolog que mostra uma prateleira com livros de Vinícius.
Eu adoro olhar estantes. Em qualquer lugar que entro, as estantes são o móvel que mais me atraem a atenção, pois ali está o caráter, o temperamento, o jeito daquela gente. Nem todos são maníacos obsessivos como eu, que arrumam livros por ordem alfabética, de acordo com o país de origem ou por assunto, o dificulta minha tarefa de decifrar a personalidade de seus proprietários. Se guardassem os livros pelo meu sistema, que é muito simples, já ajudaria um bocado para os visitantes entenderem as bibliotecas alheias. Quando encontro um Manoel Bandeira ou um Vinícius nas prateleiras, então, já sei. A casa é de gente com calor e doçura no coração.

2 comentários:

Anônimo disse...

Moça, vc recebeu o texto da orelha?

Anônimo disse...

É... o POETÃO também causa o tal efeito Shakespeare...
Belo blog!
Sorte e saúde pra todos!