30.11.06

Ai de ti, Copacabana!


Moradores de Copacabana querem que a futura estação Cantagalo, do Metrô, seja rebatizada como Eugênio Jardim, nome da pracinha por onde se desce até os trilhos subterrâneos. Alegam que o nome Cantagalo está associado ao tráfico de drogas.

O detalhe é que a estação fica exatamente no Corte do Cantagalo, que liga Copacabana à Lagoa.

O Morro do Cantagalo é um pouco mais do que um ponto de venda de drogas. Se não me engano é o morro de onde esta foto foi batida, no século passado. Um morro que também é conhecido pelos nomes de Pavão e Pavãozinho, onde mora muita gente que não é nem quer saber de traficantes.

E os separatistas de Copacabana poderiam fazer as malas para a Barra da Tijuca, onde viveriam isolados com uma falsa sensação de segurança. (revisado, depois do toque do Jôka, sem querer ofender ninguém)

4 comentários:

Jôka P. disse...

Não gosto do nome Cantagalo porque é nome de favela.
Não me mudaria nunca para a Barra, mas muito menos para Botafogo. Acho Botafogo um bairro purgatório, quase um inferno.
Você gosta ?
;)

Olga de Mello disse...

Não, Jôka, Cantagalo não é nome de favela, não. Cantagalo é nome de um morro.
Eu tive que sair de Ipanema, da frente dele, pra morar em Botafogo, onde eu podia comprar apartamento. Estou aqui há quase vinte anos e não iria pra Barra, não. Detesto a lonjura e a cultura da Barra. Detesto o separatismo, detesto o tráfico, mas não tenho nada contra quem vive nas favelas. Sou contra a política que não soube criar moradia para os pobres e que hoje não faz casa sequer pra classe média, a mesma que pensa que mudar nome geográfico vai reduzir o pavor isolacionista.
Ah, eu gosto de Copacabana, onde pretendo morar daqui a uns 20 anos.
Beijo!!!

Lia Noronha &Silvio Spersivo disse...

Olga: eu nasci em Copa...mas não conseguiria viver hj em dia lá...ficou super populosa...as pessoas se esbarram pelas ruas como estranhas...e os prédios fazem sombras nas ruas...O Jôka tem uma vista privilegiada...isso é verdade!
Bjus carinhosos e bom fim de semana pra vc.

Anônimo disse...

Não gosto do nome Copacabana para a nova estação - afinal, aquilo é quase Lagoa. E não gosto dos nomes Cantagalo, Siqueira Campos ou Cardeal Arcoverde para as outras estações. Quem não é do Rio como vai adivinhar que se trata de Copacabana?
O morro é, sim, mais que um ponto de venda de drogas, é moradia de muita gente de bem. Mas quando eu morava na Alberto de Campos, em Ipanema, embaixo do Pavão, era horrível ser acordada quase todas as noites por rajadas de metralhadora. Nessas horas eu pensava nos pobres moradores lá de cima que tinham que enfrentar isso de perto.