19.8.07

Dos olhares


Já disse e repito: a perda de visão próxima, a presbiopia, é o grande marco da constatação do envelhecimento, bem mais impactante do que embranquecimento dos cabelos.
Míope de carteirinha, daquelas que, sem óculos não escuta direito, estou cortando um dobrado na fase de adaptação à dita vista cansada.
Como boa Miss Magoo, comecei a tirar os óculos para ler, mas não tenho óculos para ler se estou de lentes de contato, o que acontece sempre que estou fora de casa.
Minha vida virou uma constante busca da visão. Os oftalmologistas têm a idéia de que basta a gente usar óculos para não conseguir viver sem eles. Então, eu sofro, porque estou sempre enxergando mal, de perto ou de longe. Ontem, numa festa de família, fui encarregada de fotografar. Não tenho a menor idéia da qualidade das fotos, analógicas. Mal via o que estava por trás das lentes.
Almejo muito aquele olhar de expert, que só quem usa lentes para perto consegue ter. O ato de envergar óculos de leitura confere ao idoso a distinção aristocrática dos que portavam longhorns em óperas na Belle Epoque.
O único fato interessante nesta fase de transição e aceitação da velhice é que, além de perder meus óculos o dia inteiro, já que eles vivem sendo retirados da face e abandonados em sofás, mesinhas ou na cama, estranhamente, ando enxergando um pouquinho melhor de longe. Ou passei a ouvir melhor.
Legenda saudosista: Em priscas eras, quando os óculos só serviam para ver ao longe...

4 comentários:

Jôka P. disse...

Uma vez, há uns anos atrás, eu estava jantando em um japa, e quando veio a conta reclamei com a minha amiga: "-A conta está super desbotada, a impressora deles está com pouca tinta!"
Minha amiga tirou os óculos de leitura da bolsa e disse, definitiva: " - Experimente ver com os óculos! Você tem mais de 40 anos, já está precisando."
Enxerguei tudo perfeitamente, ela tinha razão.
No dia seguinte amanheci no oculista.
Até bem pouco tempo ainda usava lentes de leitura grau 1,5.
Agora já "passei" pra 2,5.
Em breve vou virar um Mr. Magoo total...

Jôka P. disse...

Espero você na Galeria na quinta de tarde.

Olga de Mello disse...

NÂAAAAO!!!! A gente marcou na sexta, menino!!!!!

Maisumcaféplease disse...

Miss Magoo. esse foi o meu apelido até começar a usar meus santos óculos! hehehe
ô life!
Beijosssss