25.8.08

Gawain


Um de meus personagens favoritos nas histórias da Távola Redonda - não é à toa que tenho um filho Artur - é Sir Gawain. Não foi tanto pela lenda em si, mas pelo aproveitamento do personagem por Hal Foster, criador do Príncipe Valente. Sir Gawain é quem acolhe o jovem príncipe em Camelot e de quem se torna mentor e amigo. E na lenda, Gawain, que é sobrinho de Artur, também tem papel importante, protagonizando passagens famosas, como a aventura com o Cavaleiro Verde. A figura imaginada pela lenda e mantida por Foster é a de um homem bem humorado, mulherengo e leal aos companheiros.
Tava tudo ótimo até o dia em que eu soube que Gawain em português é ... Galvão! Para dissociar o cavaleiro do chato de plantão da TV Globo é dificílimo. Tiro o som quando a única emissora a transmitir um jogo importante tem narração do mala. Não agüento as asneiras que ele fala. Galvão Bueno é o Amaury Júnior da narração esportiva - e não tem a graça ou a simpatia do desastradíssimo apresentador de Flash, programa brega e hilariante. Galvão Bueno segue a escola de um locutor que morreu depois da Copa de 70, creio. Era o que falava "linda, linda, linda". Morreu do coração de tanto berrar.
Enquanto isso, Galvão Bueno grita, fala besteira, pontifica, faz comentários poéticos de gosto duvidoso. Ah, não dá, não! Disseram que ele ia se aposentar, mas continua berrando histericamente. E agora ainda fala com os parentes dos atletas. Que cafonice!
Aliás, a batalha dos repórteres de TV para arrancarem lágrimas dos desportistas brasileiros, daquela turma que ganhou medalhinha de prata... E, como eu imaginava, atleta brasileiro já virou sinônimo de choro compulsivo. Alguém escreveu em uma coluna de jornal estrangeiro "Fulana parecia uma jogadora brasileira, subiu ao pódio aos prantos".
Mas eu sei por que os brasileiros choram tanto. É pra ver se comovem o Galvão e ele se cala.

Sir Gawain é o cavaleiro de roupa clara, sobre o cavalo encoberto pelo Príncipe Valente.

2 comentários:

Sambrasil Musical disse...

Bom, ele já tinha detonado a partida de futebol, de volei, a corrida de fórmula, entre tantas narrações, agora destruir a história...
Essa descoberta não foi uma boa prima.
Beijo

Miguel Andrade disse...

Só a Globo insiste no Galvão! Não tem jeito.