22.12.08

Desacordo

A partir de 1° de janeiro, não há mais tremas em palavras como cinqüenta ou líqüido. Diz o manual do Evanildo Bechara que o som persistirá. Duvido muito.
O trema nunca foi um problema para mim.
Problema é o raio do hífen, que caiu, pero no mucho.
A acentuação, outro caos absoluto nesses tempos de Internet, muda um pouquinho.
Caiu o acento agudo de idéia, o circunflexo de vôo. Mas permance o acento em paroxítonas que tenham ôo e terminem em n, informa o Bechara. Como ocorre com herôon. Para quem não conhecia esta palavra, como eu e metade da humanidade que fala português, mas não grego, quer dizer santuário construído em homenagem aos antigos heróis gregos e romanos.
Pelo menos as novas regras ortográficas serviram para que eu aprendesse o significado de herôon, algo que fazia uma falta imensa à minha existência.
Tomara que construam um herôon em minha homenagem.

5 comentários:

bueno disse...

ah, que bom, eu estava querendo me lembrar da palavra heroôn e não conseguia. que alívio. entrei aqui pelo labirinto de kristal... feliz natal e obrigado pela dica gramatical.

Kristal disse...

Ologa, sempre gostei de acento, acho lindo estéticamente, enfeita as palavras, principalmente o chapeuzinho circunflexo. Vou continuar colocando acentos em tudo, mesmo aonde não tem.
Bjs!

Kristal disse...

Olga, desculpe por ter escrito o seu nome errado aqui acima, é a idade chegando.
Já não sou mais a mesma.

bueno disse...

obrigado pela resposta. sim vamos abrir nossas portas. eu, o joka e o ricardo (tertulias) somos amigos há séculos.Mais séculos mesmo. feliz natal aí para Rio daqui de Berlim

As Tertulías disse...

Querida Olga, como fico feliz de viver há tantos anos fora do Brasil (quase 28) e ter a esta desculpa para bnao usar os acentos corretamente... que horror!!!! eu simplesmente deixei de tentar e ponho todos os acentos como os aprendi (senao os esqueci!)! hi hi!

Para voce um lindo Natal cheio de paz e harmonia!!!!

Fico feliz por voce estar em contato com Cláudio também, ele é ótimo!

Beijo & até breve!

Ricardo