10.7.09

Defesa do Consumidor

Há muito abandonei aqueles tapetes atoalhados de banheiro por tapetinhos feitos em tear. Alguns são mais grosseiros, outros mais elaborados, todos com cores exuberantes. Alegram banheiros e cozinha, além de guardar pouca poeira, serem fáceis de lavar etc e tal.
Vez por outra, renovo o estoque dos tapetinhos nos camelôs ou em lojinhas de artesanato bem simples (as mais sofisticadas devem cobrar 20 reais por peça).
Há algum tempo, descobri uma loja de móveis de Tiradentes que vende por 12 reais cada três tapetinhos, com tramas mais delicadas. Corri, então, à minha antiga fornecedora, uma senhora que tem uma daquelas pavorosas barraquinhas no metrô de Botafogo, para conferir o preço dos tapetes dela, que, por meus cálculos ingênuos, deveriam estar em torno de 5, 6 reais.
Mas os preços subiram acima do razoável. Hoje, ela pede por cada tapete 8 reais. Quando percebeu minha surpresa, perguntou agressivamente: "Está achando caro? Não é caro, não!". Falou de um jeito que eu dei a desculpa de estar sem o suficiente para comprar tais preciosidades.
A inflação ronda os camelôs. E vai alcançar os panos de chão.

3 comentários:

Vivianne Pontes disse...

Feira de São Cristóvão. 3 por 12, + 1 real da entrada. Mas aí você almoça no Conexão Mandacaru e aproveita mais a viagem. ;-)

Paçoca disse...

Olga,
Bom dia! Também sou moradora de Botafogo! Quanto aos tapetinhos, outro dia fui à casa de uma amiga e quase morri de inveja ela tem um armário lotado só com aqueles tapetinhos.
Aqui em casa eu também optei pelos tapetinhos feitos à mão, e costumo comprar quando viajo. E quanto a inflação: ela é ampla geral e irrestrita. Se o preço não sobe, o tamanho, o peso ou o volume diminuem. Outro dia vi uma barra de chocolate, da empresa suiça do passarinho no ninho, que pesava
140g... Enquanto isso no planalto: pizza e circo

Olga de Mello disse...

Viviane, preciso MERRMO ir à Feira de S. Xtóvão. Mas meu estômago tem que estar perfeito para eu não me perder nas carnes de sol e cia...
Paçoca, também vive aqui neste brejo, atualmente seco???

beijo