2.3.20

Os candidatos

Cada interessado em apartamento à venda adota um estilo diferente como visitante. Tem os que são afetuosos, barulhentos, que trazem a família inteira, falam alto, brincam com os gatos, trocam receitas de pratos rápidos para uma vida agitada. São aqueles que a gente quer como vizinho, entusiasmadíssimos com as dimensões das salas, que já começam a fazer planos de derrubar paredes para abrir uma "cozinha americana", ou de levantar uma "dry wall" e criar um novo cômodo na sala.
Há os críticos, que perguntam a razão de cada trincado na pintura. Tem ainda os Intis-Rá, a turma que quer saber do sol (sou desses). "Bate sol da tarde, não é?", perguntam, exatamente às 15h30m, quando não há sol "batendo" nas paredes, só claridade, ou às 10h30m, quando os cômodos servem até como área de bronzeamento. No Rio, a gente vive desesperadamente fugindo do sol da tarde que obriga a instalar ar-condicionado casa afora. No S. Clemente Social Club há dois, em quartos, porque o verão carioca não brinca em serviço. E ventiladores de teto, sim.
A pergunta mais inusitada que ouvi foi "O banheiro tem umidade, geralmente?". Quase respondi: "Sim, quando abrimos as torneiras ou o chuveiro". Dá pra ver se o banheiro tem mofo ou não, ora essa.
Alguns candidatos a comprador são severos, examinam cada milímetro do apartamento como se fossem fiscais da Prefeitura. Esses não comprarão, está na cara. Não gostaram e vieram apenas cumprir tabela, depois de chegarem à sala. Comentam "tem que fazer obras, né?", quando a primeira advertência que recebem é que o apartamento necessita de pintura, sinteco e remodelação dos banheiros. Ao fim da visita, se despedem com um "Bom, tá visto". Sem pergunta alguma, sem simpatia alguma.
Há ainda os que dizem "e não tem, né?". Fazem a lista dos "não tem" e são surpreendidos porque, sim, tem elevador de serviço, sim, a vaga da garagem é demarcada, sim, há um vigia noturno.
A maioria faz festa pros gatos, para alegria do Agador, metido a dar boas vindas a qualquer um que apareça. Quase todos se espantam com o tamanho de um dos quartos, o primeiro que veem - e que não é o maior. Muitos perguntam "Quem toca piano aqui?" e se revelam musicistas amadores/semiprofissionais. Quase todos acreditam que eu seja advogada ou professora pelo número de livros nas estantes. Apenas UM parou para dizer "Eu li este aqui, é ótimo".

Nenhum comentário: