6.9.06

Obrigada por mostrar


"Obrigado por fumar" é tão corrosivo quanto o cigarro e uma prova de que ainda há muita gente no cinema americano que pode fazer filmes inteligentes além de Woody Allen e Altman (Scorcese anda muito pipocão). Gosto de tudo de cinema, incluindo uma boa pipoca porque ninguém é de ferro, mas prefiro as sátiras. Esta, dirigida por Jason Reitman (filho de Ivan "Caça-Fantasmas" Reitman) ri da manipulação da indústria. O cinismo deste filme só não é tão terrível quanto o "Na Companhia dos Homens", do Neil Labute, também estrelado pelo Aaron Eckhart, que tem personagens mais sórdidos ainda.
Mesmo o mais feroz inimigo dos cigarros há de se divertir com as jogadas do lobby tabagista. A construção da trama é perfeita, incluindo aí o único ato de ingenuidade do anti-herói protagonista, que, afinal de contas, raciocina como homem. Um detalhe: embora se fale em cigarros o filme inteiro, ninguém aparece fumando, nem negando os incontáveis males que ele traz à saúde, apenas batendo na velha tecla da liberdade de escolha, defendida por um elenco que só não é perfeito porque nele está Rob Lowe, que não compromete.


*******************

Blog com novidades: além da troca do relógio, novos links de amigos e uma divertidíssima tecla de tradução literal - usando o Google - dos textos para inglês. O inocente mate, bebida mais consumida nas areias cariocas, virou "kill". O nome do blog virou "Carioca enclosures for bullfighting", já que a sutileza de arenas/areias não chega à maquina. Coitados dos que tentarem ler em inglês...


3 comentários:

Palpiteira disse...

O relógio tem um design bem bacana mesmo. Vi um desses, ontem, no Jonas P. Vou acabar aderindo. :)
E quem tá se achando, agora, sou eu. Linkada aqui? Uma honra. Obrigada.
Beijo

Olga de Mello disse...

Há muito vc está aqui, Palpiteira... Há muito!
Mas como meus fiéis 28 leitores não percebem tanta coisa na lista ao lado, decidi avisar as mudanças.
Lógico que me atrapalhei pacas, perdi um monte de breguetes, incluindo aí meu animalzinho de estimação.
Mas, no fim, deu certo!
Beijo!

Jonas Prochownik disse...

Esse modelo de relógio foi lançado por mim, assim que apareceu e vocês que têm bom-gosto estão todos aderindo.
Nunca saio de moda.
A moda é que sai de mim.

Minha casa é a sua casa.
Beijos
Kristal