20.5.08

O chapéu ainda é dele


O ritmo é mais lento, apropriado à idade dos personagens. A superposição da montanha da Paramount ficou menos grandiosa - e mais engraçadinha. O choque inicial com o aspecto envelhecido de Harrison Ford some aos pouquinhos, enquanto pequenas doses de glamour (e grandes de maquiagem) são administradas. Sim, Indiana Jones envelheceu. O grande problema desta quarta aventura é que houve outras três anteriormente.
Então, enquanto reparamos que Karen Allen tem o mesmo rosto, corpo um pouco mais pesado e ruguinhas em torno dos olhosm, ou que na falta de Sean Connery e de Deholm Elliot entraram os britânicos peso-pesados John Hurt, Ray Winstone e Jim Broadbent, o filme é nostálgico, azulado, melancólico como alguém que já viu quase tudo nesta vida, porém ainda se entusiasma quando o inesperado faz uma surpresa. Nesses mais de vinte anos, o mundo mudou. O que era exótico ganhou olhar do Discovery Channel. Perdeu um pouco da força em retratar uma época em que não se temia o maniqueísmo.
Persistem um pouco de mistério e uma tremenda curiosidade, além da cumplicidade sorridente com a platéia. Indiana não corre tanto quanto antes, mas demonstra bastante fôlego.
Coadjuvantes competentes, como o jovem Shia LaBeouf e Cate Blanchett, conseguem dar credibilidade às mais ridículas seqüências e aos disparates típicos da série. Mesmo assim, o filme é de Harrison Ford. As roupas ruças e o cabelo branco não fazem esmaecer o sorriso e um brilho no olhar de quem nasceu para aquele papel. O chapéu e o chicote ainda são dele.

4 comentários:

FreakShowBusiness disse...

Adorei sua análise.
Não sei se quero ver o filme.
Mas vou acabar vendo...
Que bom que você citou o Discovery. Assim posso acreditar que foi o mundo que mudou, não apenas eu que envelheci.
(até parece que eu me preocupo com idade... rs)

Diz disse...

Gostei. Vou ver, tb gosto dele.
Obrigada pela visita, apareça mais.
Li sua lista ai embaixo e temos coisas em comum. Tb adoro Búzios e outras coisinhas que vc colocou ali.
Adoro responder estas listas tb.
Bjs Laura

Rosane Serro disse...

Olguita, amada mía: ainda não vi o filme e por isso não li seu post (quando estou muito ansiosa por um filme prefiro não ler nada antes).

Mas adoreeeeeei o seu lead.
Beijos saudosos,
P.S - Por que no seu blog do blogger tem sempre que escrever ziriguidumbaracatimbum embaixo para postar o comentário? O meu tem isso não...

Olga disse...

Rosa, o ziriguidumbaracatimbum é uma precaução para que não fiquem postados spams chatérrimos com endereços de sites pornôs ou receitas mágicas para melhorar a performance sexual. Quem quer deixar uma mensagem, infelizmente, tem que escrever aquelas milhares de letrinhas.
beijo, ainda saudosa...