20.5.08

O chapéu ainda é dele


O ritmo é mais lento, apropriado à idade dos personagens. A superposição da montanha da Paramount ficou menos grandiosa - e mais engraçadinha. O choque inicial com o aspecto envelhecido de Harrison Ford some aos pouquinhos, enquanto pequenas doses de glamour (e grandes de maquiagem) são administradas. Sim, Indiana Jones envelheceu. O grande problema desta quarta aventura é que houve outras três anteriormente.
Então, enquanto reparamos que Karen Allen tem o mesmo rosto, corpo um pouco mais pesado e ruguinhas em torno dos olhosm, ou que na falta de Sean Connery e de Deholm Elliot entraram os britânicos peso-pesados John Hurt, Ray Winstone e Jim Broadbent, o filme é nostálgico, azulado, melancólico como alguém que já viu quase tudo nesta vida, porém ainda se entusiasma quando o inesperado faz uma surpresa. Nesses mais de vinte anos, o mundo mudou. O que era exótico ganhou olhar do Discovery Channel. Perdeu um pouco da força em retratar uma época em que não se temia o maniqueísmo.
Persistem um pouco de mistério e uma tremenda curiosidade, além da cumplicidade sorridente com a platéia. Indiana não corre tanto quanto antes, mas demonstra bastante fôlego.
Coadjuvantes competentes, como o jovem Shia LaBeouf e Cate Blanchett, conseguem dar credibilidade às mais ridículas seqüências e aos disparates típicos da série. Mesmo assim, o filme é de Harrison Ford. As roupas ruças e o cabelo branco não fazem esmaecer o sorriso e um brilho no olhar de quem nasceu para aquele papel. O chapéu e o chicote ainda são dele.

4 comentários:

Anônimo disse...

Adorei sua análise.
Não sei se quero ver o filme.
Mas vou acabar vendo...
Que bom que você citou o Discovery. Assim posso acreditar que foi o mundo que mudou, não apenas eu que envelheci.
(até parece que eu me preocupo com idade... rs)

Laura_Diz disse...

Gostei. Vou ver, tb gosto dele.
Obrigada pela visita, apareça mais.
Li sua lista ai embaixo e temos coisas em comum. Tb adoro Búzios e outras coisinhas que vc colocou ali.
Adoro responder estas listas tb.
Bjs Laura

Unknown disse...

Olguita, amada mía: ainda não vi o filme e por isso não li seu post (quando estou muito ansiosa por um filme prefiro não ler nada antes).

Mas adoreeeeeei o seu lead.
Beijos saudosos,
P.S - Por que no seu blog do blogger tem sempre que escrever ziriguidumbaracatimbum embaixo para postar o comentário? O meu tem isso não...

Olga de Mello disse...

Rosa, o ziriguidumbaracatimbum é uma precaução para que não fiquem postados spams chatérrimos com endereços de sites pornôs ou receitas mágicas para melhorar a performance sexual. Quem quer deixar uma mensagem, infelizmente, tem que escrever aquelas milhares de letrinhas.
beijo, ainda saudosa...