28.7.09

Almoço em Agosto

Filme italiano, família e boa mesa caminham juntos. Almoço em Ferragosto não foge à regra, acrescentando ingredientes delicadamente saborosos ao cardápio, pincelado com toques bem dosados de pequenas tragédias da vida real.
Estão lá os problemas financeiros de um solteirão de meia-idade que ainda vive na casa da mãe, o descaso com os idosos e a solidão de homens maduros, que recorrem uns aos outros em busca de apoio, sem reclamar da trabalheira que têm ao cuidar de pais velhinhos. Ou, no caso, de mães velhinhas.
O roteirista Gianni di Gregori, que ganhou o prêmio de melhor estreia na direção no último Festival de Veneza, baseou a história em um episódio semelhante que lhe aconteceu durante os dez anos em que cuidou da mãe. A inversão de papéis se apresenta docemente, com todas as dificuldades inerentes ao controle de que alguém mais moço sente ao se tornar responsável por adultos que lutam para reafirmar, a cada momento, o quanto ainda são independentes. Entre o preparo de refeições e muitas taças de vinho, o que fica é o extremo carinho dos filhos amorosos aos quais o destino não proveu de realizações fora do círculo doméstico.

Nenhum comentário: