23.9.09

Veja o filme, leia o livro em qualquer ordem

Sempre um será melhor que o outro, creio. "Gostei mais do livro" é mais comum que "gostei mais do filme".
Esta semana vi dois filmes baseados em livros. Um dos livros, Aconteceu em Woodstock (Record), li numa manhã de sábado, mês passado. Uma delícia, divertido, os bastidores do maior festival de rock da história (em qualidade, mais do que em quantidade de dias ou de público). Hoje, assisti ao filme de Ang Lee. Uma boa adaptação, mas que talvez tenha deixado de lado o furor que significou Woodstock. Ao menos foi o que percebi pelas expressões de alguns dos coleguinhas na cabine de imprensa, pré-Festival do Rio. Uma menina, bem jovem, não se mostrou comovida nem entusiasmada pelo filme. Ele não me entusiasmou também, mas só ter Imelda Stauton roubando toda e qualquer cena em que aparece já é de encher corações e mentes do público.




Ladra de cenas também seria Meryl Streep em Julie & Julia, se nesta nova dobradinha da diva com Nora Ephron não estivesse o maravilhoso Stanley Tucci - secundados, infelizmente em poucas cenas, por Jane Lynch. O filme é uma sucessão de reencontros de La Streep - com Ephron, com Tucci e com Amy Adams. E também a retomada de Nora Ephron de um de seus temas favoritos - comida - , levantando a história de Julia Child, a americana grandona que coletou receitas francesas para donas-de-casa norte-americanas que não dispunham de serviçais encarregados do preparo dos quitutes.

O filme é docinho, menorzinho, engraçadinho. O livro, que eu comecei a ler ontem, ainda não me pegou de jeito. O filme abre mais o apetite. E a exuberância de Meryl é perfeita, assim como algumas adaptações cinematográficas para obras literárias. Entre as melhores estariam Tess, de Roman Polanski, em cima de Tess D'Uberville, de Thomas Hardy, O Colecionador, de William Wyler, quase a cópia da novela de John Fowles, O Mensageiro, de Joseph Losey, em cima do original de L.P. Hartley, O Diário de Bridget Jones, de Sharon Maguire, mas que teve acompanhamento da autora da história, Helen Fielding, sem contar clássicos como A Leste do Eden, Vinhas da Ira, O Sol Por Testemunha E O Talentoso Ripley, além de todos os baseados em histórias do Nick Hornby.
Falo dos que vi e li.
O bom é poder conferir as duas versões. E guardar a que prefere para boas discussões.

Um comentário:

Jôka P. disse...

LÓGICO que vou assistir esse filme !
Parece que tem uma coisa assim, meio Robert Altman, de grupo de personagens, né ?