28.2.11

Oscar 2011

Este ano, rompendo tradição antiga, não me pendurei ao telefone com a Sol para falar sobre escolhas da Academia durante a festa do Oscar, porque tirei a noite para assistir a cerimônia em grupo. Em tão boa companhia, fui benevolente com os trajes - até porque ainda me recupero do Grammy. Mas algumas observações não poderiam faltar, porque, afinal, é pra isso que a Helena Boham-Carter vai a Los Angeles, né?
Então, vamos à distribuição de veneno e alguns afagos.

1. Os enamorados

Num oceano de gente bonita, arrumada, careta e elegante, Tim Burton e Mme Mim tinham que surgir fantasiados de Gomez e Morticia Adams. Justiça seja feita, ele até que usou um paletó comum, mas o penteado desagradavelmente desalinhado parecia combinar com ... o que era aquilo que ela vestia? Uma homenagem à Dona Maria, a Louca, de luto, mesclada à visão muito peculiar de Ms Burton sobre a Ordem da Jarreteira? Por que uma mulher bonita e talentosa faz isso sempre? Devido à crônica ausência de melancias nos mercadinhos do Hemisfério Norte?



Todo mundo sabia que ele não iria ganhar do Colin Firth, mas quem imaginava que a bela Penélope, um dia ficaria gordinha? Flamejante num vestido estranho, ela, que sempre primou pela elegância, estava, digamos assim, matrona. Acabou de ter bebê, continua linda e ainda pode aproveitar o vestidinho para desfilar em escola de samba carioca ou customizar o padrão para uniformes de goleiro.


Vestindo algo entre um estandarte das Festas do Divino e uma colcha de noiva camponesa celebrando a colheita, a ex-rainha do Botox Nicole Kidman conseguiu inovar. Foi o primeiro Oscar em que estava realmente estranha, com o cabelo tão desenxavido quanto as melenas do marido.

Mas aí chegou a beleza da mulher brasileira. Camila foi de princesa dos trópicos, linda ao lado de seu Matthew.

Hugh Jackman não dançou nem quis ser o mestre de cerimônias novamente, mas antes de surgir no palco, ficou ao lado de sua senhora, que deve usar as plumas para não ser arranhada pelas garras de Wolverine. A prova de que casar-se com homem mais jovem (uns dez anos, creio) rejuvenesce as mulheres, mas não ensina bom gosto.

Ainda no quesito "ele é ator, mas eu apareço também", a mulher de Mark Ruffalo usou... isso! Indescritível.
Já a mulher se casa com um coroa e envelhece com dignidade, como é o caso de Anette Benning, da turma que não recorre ao Botox, ao lado de Warren Beatty.
O rei da noite, plácido, com sua mulher, a italiana Livia, que também gosta do coque despencando.

2. As lindinhas

A barrigudinha Natalie ia ganhar mesmo por sua interpretação no melhor estilo novela das 8, como bem definiu Eduardo Graça. Mas ela é a All American Girl da vez, mesmo sendo israelense. O brinco de puxador de cortina é interessante. O cabelinho, não.


Tudo bem que Hilary Swank é dublê do Matt Damon quando se veste de homem, mas é uma boa atriz, embora não tenha um padrão de beleza hollywoodiano. Apostou no modelo plumas e paetês. Deu nisso.
Halle Berry é sempre uma graça mesmo quando parece que seu vestido saiu de um papel de presente amassado.
Amy Adams sempre está linda. Apostou num adereço da mesma cor que um colar sensacional usado em outra premiação, anos atrás.

Vem cá, não tinha ninguém pra passar a barra do vestido de Gwyneth Paltrow?

Reese Witherspoon tascou esmeraldas nas orelhas, um cabelinho década de 60 e um vestido sóbrio.

Sandra Bullock, forte candidata ao título de Botocuda, toda trabalhada no vermelho.


Ecologicamente incorreta, Sharon Stone, vestida de Cisne Negro.

Provando que rainhas dificilmente perdem a majestade, Dame Helen Mirren.


3. O horror, o horror

Cate Blanchett catou um modelito que juntasse a armadura de Joanna D'Arc com margaridinhas em um campo de lavanda.


Marisa Tomei foi de repolho roxo.


A Florence, sem The Machine, vestida de cortina de filme de bang-bang.
Mila Kunis, tão gracinha, com um vestidinho lavanda feito de cortinado de bebê em filme de bruxa - ou festinha de criança.

Michelle Williams, alçada à categoria de divindade por ser mãe da filha do Heath Ledger, sempre desenxavida.

Ele é inglês, ele é comediante, ele casou com a Kate Perry e pode se vestir igual a roqueiro. Grande vitorioso no quesito o mais mal vestido da noite.

A pior barba é a de Christian Bale, ao lado de um Mark Walbergh barbadinho, mas limpinho.

Julia Ormond de Southern Belle/sereia. Isso cai mal em todo mundo.

Oprah, de Leão de Judah. O decote é lindo, mas talvez não para tanta comissão de frente...
O indefectível modelito de bailarininha, com o comprimento que desfavorece qualquer mulher. Mesmo que seja a menina de "True Grit" fazendo carinha de garotinha debutando.
Melissa Leo guarda toda a sensibilidade para suas interpretações. Pegou um daqueles panos que a gente que as avós nos passaram como herança e que jamais sairão do armário, transformou em chemisier. Perfeito para uma macarronada na casa da avó que lhe entregou o "corte" de tecido.



4. E... finalmente....



... o discurso do Rei.

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Mario disse...

é um evento incrível e é emocionante ver o traje de celebridades. Eu gostaria que as celebridades levam seus animais de estimação e comprar-lhes roupas para cachorro de acordo com o evento. Beijos