3.10.12

52


Amanhã completo 52 anos com um aspecto que não combina, definitivamente, com minha imagem mental de mim mesma.
Primeiro, eu não sabia que viria a ter cabelos opacos, finíssimos e tão lisos.
Nem que a pele se tornaria opaca, fina, seca e manchada nesta etapa da vida.
O pescoço tornou-se invisível sob uma papada histriônica, que não enfeita, só entristece.
Os olhos foram cercados por pálpebras inchadas. Vez por outra alguém percebe que eles têm um tom verde água bonito.
As unhas são mais quebradiças do que antes. A boca carnuda reduziu-se.
E minha alma se circundou por tecido flácido, adiposo. Camadas e camadas. Que se nutrem do ar que eu respiro, se preciso for, para aumentarem ainda mais.
Os joelhos e os dedos dos pés sofrem de dores constantes.
A respiração é fraca, graças à asma e a tantas alergias.
O cansaço perene não impede a mente de trabalhar e de obrigar o corpo calejado a se movimentar.
Aprendi a tirar fotografias sorridente, esticando o pescoço pra frente como tartaruga. Ao menos na foto não pareço ter uma gola de papada.
Os truques de maquiagem se tornam cada vez mais necessários no dia a dia.
Pinto os cabelos em casa a cada três meses. Aparo as pontas, sempre em busca do corte perfeito, que disfarçará a decadência.
Já  não enxergo bem nem de perto nem de longe, mas me esqueço de fazer todos os exames que os médicos prescrevem.
Envelhecer é resistir.
Eu só queria ter uma garrafa igual à da Jeannie pra acordar daqui a dez mil anos e me espantar com o mundo do qual daqui a pouco terei que me despedir.
Meio século passou rapidamente demais.

Nenhum comentário: