24.10.15

A irlandesa mais enfezada de Hollywood - RIP Maureen O'Hara

Se John Ford escalava Maureen O'Hara e John Wayne como protagonistas de seus filmes, era quase certo que haveria alguma cena de pancadaria. De um lado ou do outro, os dois costumavam interpretar casais temperamentais, apaixonados e brigões. A irlandesa grandalhona sempre rodou a baiana na tela - e não só com seu principal galã. As cenas de amor entre ela e Tyrone Power no Cisne Negro (filme de pirata, não aquela chorumela psicochata musical) eram pugilato puro.


Ruiva bonitona, atriz de uma impressionante segurança em cena, não fazia o gênero namoradinha: nasceu mulher madura, mãe e... furiosa.  Bem jovem, destacou-se como a Esmeralda do Corcunda de Notre Dame, encarnado por Charles Laughton. De tanto trabalhar com John Wayne, acabou tendo com ele mais do que uma profunda amizade. Durante anos, revelou ela recentemente, mantiveram um longo affair, nos intervalos entre os diversos casamentos de ambos.

Apesar de trocar tabefes com seus mocinhos e levar palmada até de Henry Fonda, Maureen não levava o menor jeito de Amélia. Distribuía bolachas e desaforos. E, de repente, soltava um olhar meigo, superior, arrasador, irresistível como as divas d'outrora.

Fica na história do cinema como a "mocinha"  irlandesa enfezada de Depois da Tempestade, cuja cena mais sensual foi copiada, docemente, por Spielberg em ET.







Nenhum comentário: