26.10.15

Um Enem pra mexer com a cabeça dos caretas


Ao usar palavras de pensadores como Simone de Beauvoir, Santo Tomás de Aquino e David Hume nas provas, além de pedir uma reflexão sobre a violência contra a mulher no Brasil, os organizadores do Enem levaram os jovens candidatos a uma vaga na universidade a refletirem sobre a vida em geral.
Uma guinada em direção ao raciocínio, ao entendimento, um chamamento para o respeito a quem está ao nosso lado. Sem qualquer tipo de reverência à juventude, nem desprezo por essa imensa massa que é adulada pela publicidade e desprezada pelo grande capital, que só a vê como consumidora de produtos supérfluos.
Os conservadores de plantão não resmungaram contra Hume ou Santo Tomás, mas viram esquerdismo na proposta de discutir o pensamento de Simone, a primeira pessoa a fazer um registro sobre a condição feminina no Ocidente, incensada pelas feministas, antes mesmo de aderir ao movimento. Uma mulher que escolheu viver de forma diferente da convencional, em sua época, e ainda hoje, que não formou uma família biológica nem se casou oficialmente com quem amou.
Será que essa senhora afeta a estabilidade da família brasileira?
Será que o papa Francisco, representante da caretíssima Igreja Católica, ameaça as famílias ao dizer que a maternidade nada tem a ver com o estado civil da mãe, para uma jovem que não conseguia batizar seu filho por não ser casada?
Será que manter amantes ocultos de filhos e cônjuges garante a solidez da instituição da família?
Será que impedir o uso de medicamentos contraceptivos - e não abortivos - vai fortalecer a família?
Podemos dizer que um árabe ou um mórmon polígamo têm famílias disfuncionais?
O que é uma família, senão um ajuntamento de pessoas que crescem juntas?
O que é uma sociedade desigual, que fala em apoio familiar, mas nega qualquer tipo de garantia de saúde ou educação a seus membros, tratados como alimentadores de um sistema de compras destinado ao enriquecimento de poucos?
Pensar me faz bem. E pra um monte de meninos que não são estimulados a isso, melhor ainda!!!


Nenhum comentário: