29.2.16

Oscar 2016 - Morno

Um Oscar bem contido em figurinos extravagantes, o deste ano. Depois do alívio geral pela premiação de Leonardo DiCaprio - já deu, né? -, o Oscar mais branquinho dos últimos tempos transcorreu tranquilamente, apontando a tendência feminista de seios naturais e desnudos. Duas divas decotadíssimas e de busto abaixo da linha do silicone ousaram mais do que as moças que mostraram pernas em fendas abissais. Faltaram artistas negros, exceto alguns poucos chamados para compor a cota, entre eles Quincy Jones, Morgan Freeman e o chatinho Chris Rock - muito melhor ator e criador do que mestre de cerimônias. E, claro, sempre houve algumas descomposições vestuárias dignas de nota.

Desde que se separou de Seal, Heidi Klum deu de sair com uns modelos Versace de abalar o sono merecido dos mortos. Desta vez, aproveitou a decoração da mesa da festinha da filha mais moça, agarrou um tule aqui, outro acolá, e se mandou pra Hollywood.


Cate Blanchett, totalmente Blue Jasmine, e Jennifer Jason Leigh buscaram inspiração naquelas toucas de natação cravejadas de flores ou em canteiros de marias-sem-vergonha para seus modelitos.


Florido também estava o Jared Leto, que não se contentou com o modelito debruado em vermelho e tascou um sapato com detalhes de cobrinhas brancas no peito do pé. A calça é de mensageiro de hotel. O calçado, nitidamente, inspirado na moda chinesa... 


... que também conquistou Amy Pohler, vestida de biombo ...


... ou de dona de prostíbulo no bairro oriental, temática rearranjada pela claudicante Jennifer Lawrence, que se vestiu de dançarina de saloon - e está a cara da Jennifer Aniston.


Na categoria alegoria e adereços foram muitos concorrentes, mas ninguém bateu os braceletes de filme de ficção científica de Whoopie Goldberg, provando que nem sempre um pretinho é básico - ou deixa a figura mais delgada.


A veteraníssima Charlotte Rampling aproveitou a sobra do estofado novo de seu sofazinho Gelli e completou o modelo simples, muito bem cortado, com um sapatinho azul celeste. Só mesmo La Rampling pra ficar elegante apesar dos bolsinhos no busto. E do sapato azulzinho. E da desnecessária fenda.



Sabe aquele modelito "compras na feirinha de orgânicos do Leblon"? Pois é, Mrs Stallone, depois de aplicar botox nos olhos dela e em todas as feições do marido, decidiu usar em noite de gala. Daria certo no Rio. Não em L.A.


  No quesito Pernas pra que te quero, as finalistas foram Rachel McAdams, de vestido amassado, que perdeu para 


Kerry Washington, de Barbie Xena, a Princesa Guerreira vai ao Baile.



Na categoria Melhor Aproveitamento de Tecidos de Casa, ou Prêmio Maria Von Trapp, a vencedora foi Isla Fisher, com o lençol floral. 


  Grávida, Emily Blunt provou porque o estilo Josefino estava em alta nas cortes napoleônicas - e na aristocracia rural inglesa -, numa era pré-pílula. Troféu Jane Austen da noite.


Troféu "Volta por Cima" ficou com Jennifer Garner, linda, leve e solta depois de deletar o ex (aquele moço que agora será Bruce Wayne, o aprendiz de Clint Eastwood, Ben Affleck), que andou se engraçando com a babá. 


Daisy Ridley com um fatiota perfeita para ser madrinha de casamento aqui no Rio. 


Alicia Vikander, de balonê. Eu nem gosto de falar sobre balonê, saia que não fica bem nem em criança acima de quatro anos de idade. Ficou algo entre a Bela da Disney e um bolo, cheio de confeitos prateadinhos. 



Brie Larson, a nova jovem estrela laureada de Hollywood, caiu no conto do estilista misógino e tascou uma saia cheia de plissados, parecendo um cortinado. Para dar uma quebrada em tanto tule esvoaçante, um cinto de imperatriz do século XIX, cravejado de pedras preciosas. Esses homens não gostam mesmo de mulheres.


O aspecto de disco de vinil do vestido de Kate Winslet é sensacional. Uma escovada nos cabelos, então, ficaria divino!!


Linda, Margot Robbie foi fantasiada de Oscar. Ou de Assolan. 


Também linda, Naomi Watts, de sereia. 



Olivia Munn, com a roupa mais interessante da noite, porque laranja é o new black mesmo.


Na acirrada disputa pelo prêmio Até as Deusas Erram, Charlize Theron usou um vermelhão de cortininha, mas perdeu para ....

... o imbatível avental branco de Olivia Wilde, que, entretanto, nem de longe foi o modelo mais pavoroso da noite.


Rooney Mara, que solidifica sua carreira em papeis esquisitos, buscando sempre a elegância interpretativa/andrógina/entediada de uma Tilda Swinton, vem investindo em roupas feias. Uma Helena Bonham-Carter menos exuberante, está longe ainda de chegar ao primor imaginativo de Cher ou ao escracho Bjorkiano. Mas venceu, com honra, o troféu Helena Bonham-Carter da noite em seu traje Noiva Caipira Cadáver, uma composição que jamais deveria deixar um escuro mausoléu onde enterraram a desencarnada.



E finalmente, Leo conseguiu sua estatueta ...

... enquanto Stallone perdeu a dele para o magnífico Mark Rylance.


E o melhor da noite foi a incapacidade absoluta de opinar de Glória Pires.


Um comentário:

Anônimo disse...

Divertidíssimo!!!! Voto em você pra substituir a Glória Pires ano que vem!!! Bjos, Miguel.